Dr. Felipe Calmon - Neurocirurgião

15 de dezembro de 2022

Quanto tempo dura o mau jeito na coluna?

Quanto tempo dura o mau jeito na coluna

O mau jeito na coluna pode durar de 3 dias a 12 semanas de acordo com a causa e quadro clínico do paciente. O mau jeito na coluna é uma expressão popular utilizada para se referir a dores e incômodos causados pela tensão e contração muscular excessiva das costas.

O mau jeito na coluna é causado ​​pela tensão excessiva e pela contração dos músculos das costas durante um longo período de tempo. Se o tecido muscular se contrai por um período significativo de tempo, o corpo pode ter dificuldade em relaxar esse mesmo tecido, ocasionando dor. Isso acontece, por exemplo, quando mantemos a mesma posição por muito tempo (por exemplo, má postura).


Outra condição para dor na coluna é quando existe alguma lesão pré-existente, como uma hérnia de disco, o que significa que além das contrações musculares, há compressão das terminações nervosas, causando dor.

Como tratar mau jeito na coluna?

Como tratar mau jeito na coluna

O tratamento para mau jeito na coluna é realizado de acordo com a causa e tempo de duração da dor do paciente, que será definido em diagnóstico médico. No entanto, os principais tratamentos são:

Analgésicos e relaxantes musculares

O médico poderá prescrever analgésicos e relaxantes musculares para tratar a dor aguda. Em alguns casos, medicamentos anti-inflamatórios mais fortes também podem ser prescritos.

Repouso

Em casos de dor intensa, o repouso parcial ajuda na estabilização da saúde. No entanto, o repouso prolongado pode levar a uma maior fraqueza muscular, o que pode piorar a condição a longo prazo. Portanto, o descanso deve ser parcial, ou seja, apenas algumas horas, até 2 a 3 dias.

Aplicação de compressas

Aplicar compressas quentes pode ajudar a relaxar o tecido muscular. Isso ocorre porque o calor faz com que os vasos sanguíneos se dilatem, o que melhora o fluxo sanguíneo local. Por isso, usar uma bolsa de água quente e tomar um banho morno são sempre excelentes opções para relaxar o tecido muscular.


Se o mau jeito na coluna for resultado de algum golpe local, o ideal é colocar gelo primeiro, para controlar o inchaço.

Massagem

A massagem é uma ótima opção para aliviar dores nas costas. A massagem aumenta o fluxo localizado e desfaz nós localizados.


Caso não seja possível a contratação de um profissional qualificado a automassagem é uma boa alternativa. Escolha um óleo ou creme corporal e comece com movimentos suaves, aumentando a pressão levemente com os polegares.

Como evitar mau jeito na coluna?

Como evitar mau jeito na coluna

Para evitar mau jeito na coluna recomenda-se:



  • Manter à postura ao sentar para trabalhar;
  • Alongar-se;
  • Evitar o uso de smartphone nos horários de repouso;
  • Praticar exercícios regularmente;
  • Não utilizar salto alto por muito tempo;
  • Atentar-se ao sobrepeso.


Para prevenir, diagnosticar ou tratar problemas na coluna, o paciente pode procurar avaliação médica especializada. O Dr. Felipe Calmon é o médico para mau jeito de coluna no RJ referência em diagnósticos e tratamentos de excelência, para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp
clicando aqui!

Cirurgia para estenose lombar em idosos em Nova Friburgo: Realmente melhora a dor?
Por Dr. Felipe Calmon 2 de janeiro de 2026
A cirurgia para estenose lombar em idosos pode melhorar significativamente a dor e a mobilidade quando há compressão dos nervos, limitação funcional e falha do tratamento conservador.
Quando procurar um médico para dor na coluna constante em Nova Friburgo?
Por Dr. Felipe Calmon 2 de janeiro de 2026
Você deve procurar um médico para dor na coluna constante quando o desconforto persiste por semanas, piora com o tempo, limita atividades diárias ou vem acompanhado de sinais neurológicos como formigamento, fraqueza ou perda de força.
Cirurgia de coluna para idosos em Nova Friburgo: Quando é segura e indicada?
Por Dr. Felipe Calmon 2 de janeiro de 2026
A cirurgia de coluna para idosos em Nova Friburgo é segura quando bem indicada, com avaliação criteriosa do quadro clínico, exames adequados e técnicas modernas que reduzem riscos e aceleram a recuperação.
Dor ciática persistente Quando a cirurgia de coluna em Nova Friburgo é indicada
Por Dr. Felipe Calmon 12 de dezembro de 2025
A cirurgia de coluna em Nova Friburgo é indicada para dor ciática persistente quando há compressão nervosa comprovada, falha do tratamento clínico e impacto significativo na mobilidade e qualidade de vida.
Dor de cabeça e vontade de vomitar: Quando procurar um neuro em Nova Friburgo?
Por Dr. Felipe Calmon 1 de dezembro de 2025
Você deve procurar um neurocirurgião em Nova Friburgo quando a dor de cabeça com vontade de vomitar é intensa, frequente, incapacitante ou acompanhada de sinais neurológicos de alerta.
Quando procurar um médico para dor no meio das costas que reflete na frente em Nova Friburgo?
Por Dr. Felipe Calmon 1 de dezembro de 2025
Você deve procurar um médico quando a dor no meio das costas que reflete na frente é persistente, intensa, recorrente ou acompanhada de falta de ar, dormência ou limitação de movimentos.
Qual o melhor remédio para nervo ciático inflamado?
Por Dr. Felipe Calmon 1 de dezembro de 2025
Os melhores remédios para nervo ciático inflamado são analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares e medicações neuromoduladoras, sempre prescritas por um especialista.
O que pode causar dor nas costas lado direito?
Por Dr. Felipe Calmon 1 de dezembro de 2025
Você deve procurar um neurocirurgião em Nova Friburgo quando a dor nas costas no lado direito é frequente, intensa, persistente ou associada a dormência, irradiação ou limitação de movimentos.
Quando a artrodese é a melhor opção para dor lombar crônica em Nova Friburgo
Por Dr. Felipe Calmon 7 de novembro de 2025
A artrodese é indicada para dor lombar crônica quando há instabilidade vertebral ou desgaste avançado das articulações da coluna em Nova Friburgo.
A hérnia de disco pode voltar depois da cirurgia
Por Dr. Felipe Calmon 7 de novembro de 2025
Sim, a hérnia de disco pode voltar após a cirurgia, especialmente se o paciente não seguir as orientações médicas no pós-operatório ou se houver desgaste natural dos discos adjacentes.