Layout do blog

Dr. Felipe Calmon - Neurocirurgião

jul. 07, 2022

Quantos dias dura uma crise de dor lombar?

Quantos dias dura uma crise de dor lombar

A crise de dor lombar costuma variar de tempo e intensidade. A dor lombar aguda pode durar de quatro a seis semanas, enquanto a crônica pode durar a vida inteira.

São inúmeras as causas que podem desencadear uma lombalgia, também conhecida como dor lombar. No entanto, a principal delas ainda é a questão postural. Grande parte das pessoas possuem hábitos incorretos no que diz respeito à postura. 


Entretanto, outros fatores podem ser apontados como motivos para o desenvolvimento da dor. Entre eles, podemos destacar as inflamações, infecções, artrose, sedentarismo, hérnia de disco e até mesmo as questões emocionais, como ansiedade e estresse. 


A lombalgia ocorre na região inferior da coluna vertebral, chamada também de coluna lombar. Pode acometer todas as pessoas das mais diversas faixas etárias, especialmente as mais idosas. 


Esse tipo de dor pode ser aguda ou crônica. A aguda geralmente tem a duração de quatro a seis semanas e a crônica pode durar por toda a vida, indicando uma condição mais grave relacionada à coluna vertebral.

Qual é a origem da dor lombar?

Qual é a origem da dor lombar

As dores na região lombar são bastante comuns em qualquer idade, é conhecido por afetar cerca de 80% da população, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para um melhor entendimento do porquê isso ocorre, é fundamental conhecer um pouco mais da anatomia.


A lombar está localizada na parte inferior da coluna, é formada por vértebras que compõem a coluna e conectam o tórax, a cintura e as pernas. Essa composição é responsável pelos movimentos corporais e assegura que a pessoa fique de pé, levante-se e ande. 


Entre as principais causas desse problema estão o envelhecimento, má postura, obesidade e esforços repetitivos e intensos, como na realização de atividades físicas, por exemplo. 


Contudo, até mesmo as emoções negativas como o estresse no ambiente de trabalho, pode ser um pilar para o desencadeamento da condição, isso porque quando se está nervoso, os músculos sofrem espasmos.

Como podemos classificar a dor lombar?

tratamento para dor na coluna lombar

A dor lombar pode ser classificada de quatro formas diferentes. São elas:


  • Dor aguda: aparece de maneira repentina ou após um determinado tipo de movimento e costuma durar por cerca de seis semanas;
  • Dor subaguda: tem a duração entre seis semanas até três meses;
  • Dor crônica: dor intensa e persistente. Pode durar mais de três meses ou até mesmo por toda a vida;
  • Dor referida: consiste na sensação dolorosa que caminha de um ponto a outro, como por exemplo das costas até o glúteo. 


O tratamento para dor na coluna lombar costuma ser bem semelhante no começo, sendo a dor aguda ou crônica. Indicação de remédios e repouso para a diminuição dos sintomas. No entanto, quando o diagnóstico indica outro problema relacionado, o tratamento pode exigir até mesmo a intervenção cirúrgica.

Médico especialista em dor lombar no RJ

O médico especialista em dor lombar no RJ é o Dr. Felipe Calmon, Neurocirurgião que atende dos casos mais simples aos mais complexos. Para agendar uma consulta com o Dr. Felipe Calmon, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 99736-1181 ou clique aqui!

O que um tumor no cérebro pode causar?
Por Dr. Felipe Calmon 29 abr., 2024
Um tumor no cérebro pode causar sintomas como dores de cabeça, convulsões, alterações na visão, na fala e na coordenação motora, além de náuseas e alterações de personalidade.
O que causa a lombalgia?
Por Dr. Felipe Calmon 29 abr., 2024
A lombalgia é causada principalmente por tensão muscular, lesões ou uso excessivo da região lombar, e também pode ser resultado de condições degenerativas como hérnia de disco ou artrite.
Qual é a diferença entre dor nas costas aguda e crônica?
Por Dr. Felipe Calmon 29 abr., 2024
A principal diferença entre dor nas costas aguda e crônica é a duração. Dor nas costas aguda é temporária, já a dor nas costas crônica persiste por mais de três meses.
Como o envelhecimento afeta o risco de hérnia de disco?
29 abr., 2024
O envelhecimento aumenta o risco de hérnia de disco devido à desidratação e à perda de elasticidade dos discos intervertebrais, que reduzem sua capacidade de absorver impactos.
Como saber que a dor é no nervo ciático?
Por Dr. Felipe Calmon 29 abr., 2024
Para identificar se a dor é no nervo ciático, observe se há uma dor aguda que irradia da parte inferior da coluna até as pernas, passando pelas nádegas, frequentemente afetando apenas um lado do corpo.
Hérnia de disco afeta o intestino?
Por Dr. Felipe Calmon 29 abr., 2024
A hérnia de disco não afeta diretamente o intestino, mas pode influenciar indiretamente a função intestinal se os nervos comprimidos pela hérnia impactarem os músculos responsáveis pela evacuação.
Quais os sintomas de tumor na cabeça?
Por Dr. Felipe Calmon 25 mar., 2024
Os sintomas de tumor na cabeça incluem dores de cabeça persistentes, alterações neurológicas como dificuldades de memória e fala, convulsões, fraqueza em partes do corpo, e alterações na visão ou audição.
Dei mal jeito na coluna, o que fazer?
Por Dr. Felipe Calmon 25 mar., 2024
Em caso de mal jeito na coluna, é recomendável repousar e aplicar compressas frias nas primeiras 48 horas para reduzir a inflamação.
Onde dói o nervo ciático?
Por Dr. Felipe Calmon 25 mar., 2024
A dor no nervo ciático, ou ciatalgia, normalmente se manifesta na região lombar, passando pela parte posterior da coxa e se estendendo até a perna e pé.
Os 3 piores exercícios para quem tem hérnia de disco?
Por Dr. Felipe Calmon 25 mar., 2024
Os três piores exercícios para quem tem hérnia de disco são o levantamento terra, agachamento com barra e os abdominais tradicionais.
Mais Posts
Share by: