Dr. Felipe Calmon - Neurocirurgião

30 de agosto de 2022

Quando a cirurgia para hérnia de disco é necessária?

Quando a cirurgia para hérnia de disco é necessária

A cirurgia para hérnia de disco é necessária quando os tratamentos tradicionais não surtem os efeitos esperados. O Dr. Felipe Calmon, é o médico responsável pelos diagnósticos e tratamentos desta condição, atuando de forma humanizada e efetiva.

As condições associadas à coluna são inúmeras, e dentre elas, a hérnia de disco é um dos problemas mais comuns relatados aos médicos especialistas. 


Esse problema pode estar relacionado a diversas causas e é necessário identificar a origem, antes de indicar o tratamento adequado. Além disso, é fundamental identificar se o paciente possui histórico familiar deste tipo de condição.


Antes de ser direcionado a um tratamento específico, é preciso saber se a dor é apenas localizada, se irradia por outras regiões do corpo e há quanto tempo ela existe. 


A partir dessas informações é possível recomendar um tratamento que pode ser com a utilização de remédios, fisioterapia ou por meio de intervenção cirúrgica.

Quando é indicada a cirurgia para hérnia de disco?

Quando é indicada a cirurgia para hérnia de disco

A cirurgia de hérnia de disco é indicada para dois tipos de pacientes:


  • Aqueles que apresentam lesão do nervo, como fraqueza na perna e no pé e alterações na urina e nas fezes, que indica uma urgência médica;
  • Os que não melhoram mesmo após o tratamento clínico.


O prolongamento dos sintomas é um indício de que o caso necessita de uma análise mais precisa, por intermédio de exames radiológicos. 


Nos pacientes em que a hérnia de disco já foi confirmada e os sintomas não diminuíram em 6 semanas após o diagnóstico, a cirurgia irá apresentar resultado superior ao tratamento convencional e melhoria na função.

Quais são os riscos da cirurgia de hérnia de disco?

riscos da cirurgia de hérnia de disco

Os riscos da cirurgia de hérnia de disco são mínimos, no entanto, eles podem surgir durante ou após a intervenção cirúrgica. São eles:


  • Danos nos nervos próximos à coluna;
  • Dificuldade na movimentação da coluna;
  • Continuação das dores intensas na região;
  • Infecção;
  • Sangramentos. 


Devido a estes riscos, a cirurgia só é recomendada aos pacientes que não apresentam melhora do caso mesmo com a administração de medicamentos e fisioterapias.

Como é a recuperação após a cirurgia de hérnia de disco?

recuperação após a cirurgia de hérnia de disco

A recuperação após a cirurgia de hérnia de disco depende do tipo de intervenção realizada e da intensidade de cada caso. 


O paciente permanece internado por cerca de 2 a 5 dias e é orientado a realizar sessões de fisioterapias para recuperar os movimentos de forma mais rápida.


As atividades rotineiras podem ser realizadas entre 5 a 10 dias após a cirurgia de hérnia de disco. Entretanto, para os exercícios e atividades físicas é recomendado esperar pelo menos 1 mês para o retorno. 

Médico para cirurgia de hérnia de disco

Para agendar uma consulta com o médico para cirurgia de hérnia de disco, o Dr. Felipe Calmon, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 99736-1181 ou clique aqui!

Quando procurar um neurocirurgião para enxaqueca em Nova Friburgo
Por Dr. Felipe Calmon 27 de outubro de 2025
O neurocirurgião deve ser procurado quando a enxaqueca se torna crônica, resistente a medicamentos e afeta a qualidade de vida.
Posso fazer cirurgia para tratar hérnia de disco em vários lugares da coluna
Por Dr. Felipe Calmon 27 de outubro de 2025
Sim, é possível tratar múltiplas hérnias de disco com cirurgia, desde que haja indicação médica e avaliação individualizada.
Qual a melhor cirurgia para aliviar dor lombar crônica em Nova Friburgo?
Por Dr. Felipe Calmon 27 de outubro de 2025
A cirurgia de artrodese lombar é a mais indicada para dor lombar crônica que não melhora com tratamentos conservadores.
Passo a passo da cirurgia de artrodese lombar em Nova Friburgo
Por Dr. Felipe Calmon 27 de outubro de 2025
O passo a passo da cirurgia de artrodese lombar em Nova Friburgo é realizada em etapas, seguindo da avaliação clínica e de imagem, preparo pré-operatório, cirurgia com estabilização por parafusos e enxerto ósseo, e reabilitação guiada.
Cirurgia para dor lombar crônica: quando o paciente deve procurar um neurocirurgião em Nova Friburgo
Por Dr. Felipe Calmon 15 de setembro de 2025
O paciente deve procurar um neurocirurgião em Nova Friburgo para dor lombar crônica quando a dor persiste, limita a rotina e não melhora com tratamentos clínicos convencionais.
Quando procurar um neurocirurgião para dor na lombar que não melhora em Nova Friburgo
Por Dr. Felipe Calmon 15 de setembro de 2025
Deve-se procurar um neurocirurgião para dor lombar em Nova Friburgo, como o Dr. Felipe Calmon, quando os sintomas persistem por semanas, não respondem ao tratamento clínico e afetam a qualidade de vida.
Cirurgia de coluna minimamente invasiva em Nova Friburgo quem pode fazer
Por Dr. Felipe Calmon 15 de setembro de 2025
A cirurgia de coluna minimamente invasiva em Nova Friburgo pode ser feita por pacientes com hérnias, estenoses ou deformidades, desde que avaliados por especialista em coluna.
Cirurgia para dor crônica na coluna no RJ que não melhora com tratamento clínico
Por Dr. Felipe Calmon 15 de setembro de 2025
A cirurgia para dor crônica na coluna no RJ é indicada quando os sintomas persistem mesmo após fisioterapia, medicamentos ou infiltrações, oferecendo alívio e qualidade de vida. Pode ser realizada pelo neurocirurgião especialista em coluna, Dr. Felipe Calmon.
Médico especialista em cirurgia para estenose lombar em Nova Friburgo
Por Dr. Felipe Calmon 4 de setembro de 2025
O médico especialista em cirurgia para estenose lombar em Nova Friburgo trata o estreitamento do canal vertebral, aliviando dor, formigamento e limitações causadas pela compressão nervosa.
Cirurgia de coluna para descompressão nervosa em Nova Friburgo
Por Dr. Felipe Calmon 4 de setembro de 2025
A cirurgia de coluna para descompressão nervosa em Nova Friburgo é indicada quando há compressão persistente dos nervos, causando dor intensa, fraqueza ou limitações funcionais.