Dr. Felipe Calmon - Neurocirurgião

27 de outubro de 2022

Como é feita a cirurgia de artrodese cervical no RJ?

cirurgia de artrodese cervical no RJ

A cirurgia de artrodese cervical no RJ é feita sob anestesia geral, através de uma incisão na parte frontal do pescoço, onde há o afastamento do músculo e as as vértebras são então preparadas para a fusão com parafusos, varas ou gaiolas.

A artrodese cervical é um procedimento cirúrgico que funde duas ou mais vértebras cervicais. Essa fusão pode ser realizada com placas e parafusos metálicos, enxertos ósseos ou uma combinação de ambos. O objetivo da fusão cervical é estabilizar a coluna cervical e reduzir a dor.


A coluna cervical consiste em sete vértebras cervicais. As vértebras cervicais são numeradas de C-I a C-VII, onde C-I é a vértebra na parte superior do pescoço e C-VII é a vértebra na parte inferior do pescoço perto do peito.


O procedimento é mais frequentemente realizado nos níveis C-III a C-VI, embora possa ser realizado em qualquer nível da coluna cervical.


O cirurgião faz uma incisão na parte frontal do pescoço e alonga os músculos para ter acesso à coluna cervical. As vértebras são então preparadas para fusão usando parafusos, hastes ou gaiolas. Após a fusão estar completa, a incisão é fechada e o paciente é levado para a sala de recuperação.

Recuperação

Após a cirurgia de artrodese cervical, os pacientes geralmente permanecem no hospital por três a cinco dias. Durante esse período, eles serão monitorados quanto à dor e ao inchaço. A fisioterapia será iniciada para ajudar o paciente a recuperar a mobilidade do pescoço. A maioria dos pacientes pode esperar cerca de seis a oito semanas para retornar ao trabalho e outras atividades.

Quando a cirurgia de artrodese cervical é indicada?

Quando a cirurgia de artrodese cervical é indicada

A artrodese cervical é indicada principalmente para pacientes com dor cervical intensa, que não responderam a outros tratamentos ou para aqueles com instabilidade cervical. Doença degenerativa do disco, trauma, crescimento tumoral ou infecção podem causar instabilidade na coluna cervical. A doença do disco é a causa mais comum de instabilidade cervical.


A artrodese cervical é frequentemente considerada a última opção de tratamento porque funde permanentemente a coluna cervical e limita o movimento do pescoço. No entanto, para alguns pacientes, a artrodese cervical pode proporcionar alívio significativo da dor e melhora da qualidade de vida.

Quais os tipos de artrodese cervical?

Quais os tipos de artrodese cervical

Existem 3 tipos de artrodese cervical:



  • Discectomia cervical anterior e fusão (ACDF): Esta é a artrodese cervical mais comum. Envolve a remoção do disco danificado entre as duas vértebras e, em seguida, a fusão das vértebras usando enxertos ósseos e/ou hardware de metal;
  • Fusão cervical posterior: Este procedimento é realizado através de uma incisão na parte de trás do pescoço. O cirurgião entrará na coluna cervical pela parte de trás do pescoço entre os músculos. Uma vez na coluna, o cirurgião removerá quaisquer discos danificados e/ou esporões ósseos. As vértebras são então fundidas usando enxertos ósseos e/ou ferragens metálicas;
  • Corpectomia cervical anterior e fusão (ACCF): Este é um procedimento mais extenso e pode ser necessário se houver danos significativos nas vértebras e/ou discos. Durante este procedimento, o cirurgião removerá toda a vértebra, bem como o disco. As vértebras circundantes são então fundidas usando enxertos ósseos e/ou hardware de metal.

Especialista em artrodese cervical no Rio de Janeiro

Para agendar uma consulta com o médico especialista em artrodese cervical no Rio de Janeiro o Dr. Felipe Calmon, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp: (21) 99736-1181 ou clique aqui!!

Qual o tempo de recuperação da cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
O tempo de recuperação da cirurgia de coluna varia conforme o tipo de procedimento, saúde do paciente e técnica, podendo levar de semanas a meses.
Tenho obesidade, posso fazer cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Sim, pacientes com obesidade podem fazer cirurgia de coluna, mas é essencial uma avaliação completa para considerar riscos, tipo de cirurgia e perda de peso prévia.
Quais são os sinais de complicações após uma cirurgia de coluna
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Os sinais de complicações após cirurgia de coluna incluem febre, dor persistente, infecção, dificuldade de movimento e alterações sensoriais.
Cirurgia de coluna para idosos: é seguro?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
A cirurgia de coluna para idosos pode ser segura, mas requer avaliação cuidadosa dos riscos, saúde geral e tipo de procedimento, além de acompanhamento pós-operatório.
Quais são os riscos de uma cirurgia de coluna
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
A cirurgia de coluna envolve riscos como infecções, sangramentos, lesões nervosas e falha no alívio da dor. Avaliação cuidadosa é essencial para minimizar complicações.
Cirurgia minimamente invasiva para hérnia de disco vale a pena?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Sim, a cirurgia minimamente invasiva pode valer a pena, com recuperação mais rápida, menos dor e menores riscos de complicações em relação à cirurgia tradicional.
Quem tem osteoporose pode fazer cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
Pacientes com osteoporose podem fazer cirurgia de coluna, mas requerem avaliação rigorosa e cuidados especiais para evitar complicações, como fraturas e falha na fixação de implantes.
Quem não pode realizar cirurgia de coluna? Restrições e contraindicações
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
A cirurgia de coluna é restrita para quem tem doenças não controladas, condições físicas inadequadas ou riscos elevados. A avaliação médica é essencial para identificar contraindicações.
Como se preparar para uma cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
A preparação para cirurgia de coluna inclui exames, ajustes nos medicamentos, cuidados com a alimentação e, às vezes, fisioterapia pré-operatória para melhorar a recuperação.
Problemas de coluna podem causar dores de cabeça
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
Problemas de coluna, como má postura, alterações cervicais e tensão muscular, podem causar dores de cabeça ao afetar nervos e a circulação na região.
Mais Posts