Dr. Felipe Calmon - Neurocirurgião
Como é feita a cirurgia de artrodese cervical no RJ?

A cirurgia de artrodese cervical no RJ é feita sob anestesia geral, através de uma incisão na parte frontal do pescoço, onde há o afastamento do músculo e as as vértebras são então preparadas para a fusão com parafusos, varas ou gaiolas.
A artrodese cervical é um procedimento cirúrgico que funde duas ou mais vértebras cervicais. Essa fusão pode ser realizada com placas e parafusos metálicos, enxertos ósseos ou uma combinação de ambos. O objetivo da fusão cervical é estabilizar a coluna cervical e reduzir a dor.
A coluna cervical consiste em sete vértebras cervicais. As vértebras cervicais são numeradas de C-I a C-VII, onde C-I é a vértebra na parte superior do pescoço e C-VII é a vértebra na parte inferior do pescoço perto do peito.
O procedimento é mais frequentemente realizado nos níveis C-III a C-VI, embora possa ser realizado em qualquer nível da coluna cervical.
O cirurgião faz uma incisão na parte frontal do pescoço e alonga os músculos para ter acesso à coluna cervical. As vértebras são então preparadas para fusão usando parafusos, hastes ou gaiolas. Após a fusão estar completa, a incisão é fechada e o paciente é levado para a sala de recuperação.
Recuperação
Após a cirurgia de artrodese cervical, os pacientes geralmente permanecem no hospital por três a cinco dias. Durante esse período, eles serão monitorados quanto à dor e ao inchaço. A fisioterapia será iniciada para ajudar o paciente a recuperar a mobilidade do pescoço. A maioria dos pacientes pode esperar cerca de seis a oito semanas para retornar ao trabalho e outras atividades.
Quando a cirurgia de artrodese cervical é indicada?

A artrodese cervical é indicada principalmente para pacientes com dor cervical intensa, que não responderam a outros tratamentos ou para aqueles com instabilidade cervical. Doença degenerativa do disco, trauma, crescimento tumoral ou infecção podem causar instabilidade na coluna cervical. A doença do disco é a causa mais comum de instabilidade cervical.
A artrodese cervical é frequentemente considerada a última opção de tratamento porque funde permanentemente a coluna cervical e limita o movimento do pescoço. No entanto, para alguns pacientes, a artrodese cervical pode proporcionar alívio significativo da dor e melhora da qualidade de vida.
Quais os tipos de artrodese cervical?

Existem 3 tipos de artrodese cervical:
- Discectomia cervical anterior e fusão (ACDF): Esta é a artrodese cervical mais comum. Envolve a remoção do disco danificado entre as duas vértebras e, em seguida, a fusão das vértebras usando enxertos ósseos e/ou hardware de metal;
- Fusão cervical posterior: Este procedimento é realizado através de uma incisão na parte de trás do pescoço. O cirurgião entrará na coluna cervical pela parte de trás do pescoço entre os músculos. Uma vez na coluna, o cirurgião removerá quaisquer discos danificados e/ou esporões ósseos. As vértebras são então fundidas usando enxertos ósseos e/ou ferragens metálicas;
- Corpectomia cervical anterior e fusão (ACCF): Este é um procedimento mais extenso e pode ser necessário se houver danos significativos nas vértebras e/ou discos. Durante este procedimento, o cirurgião removerá toda a vértebra, bem como o disco. As vértebras circundantes são então fundidas usando enxertos ósseos e/ou hardware de metal.
Especialista em artrodese cervical no Rio de Janeiro
Para agendar uma consulta com o médico especialista em artrodese cervical no Rio de Janeiro o Dr. Felipe Calmon, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp: (21) 99736-1181 ou clique aqui!!